Home Keyword density – Densidade de palavras-chave

Visual do site

siteground-j15-59
feed image

Template de:
SiteGround web hosting Joomla Templates
Keyword density – Densidade de palavras-chave

Densidade de palavras-chave é a relação  entre o número de vezes que uma palavra, palavra-chave ou uma frase em comparação com outras palavras, aparece em uma página. Quanto mais vezes a palavra-chave aparece em relação ao número total de palavras na página, maior a densidade e em princípio, mais relevantes a página para aquela palavra.

Keyword density ou densidade de palavras-chave é um dado importante sobre um site porque os mecanismos de busca usam essa informação para categorizar um tema do site, e determinar para quais termos a página é relevante.  A densidade de palavras-chave se bem configurada irá ajudar a alcançar um melhor posicionamento nos resultados das buscas. Esta densidade deve ser corretamente equilibrada  pois se muito baixa, não trará grandes vantagens e demasiadamente elevada pode levar seu site a ser classificado como keyword spammer e ser por isso penalizado. Neste caso, existem diversos graus de penalizações conhecidos mas que sempre levam a  um resultado ruim nas buscas.

Existem diversos sites que oferecem ferramentas para análise da densidade de palavras-chave e normalmente ignoram palavras comuns como artigos, conjunções, preposições, etc. infelizmente somente em inglês. Assim ao utilizar uma das ferramentas que listamos abaixo, leve este fato em consideração.

Os vários mecanismos de busca, incluindo Google, Yahoo, MSN consideram a densidade de palavras-chave como parte de sua pesquisa algoritmo.  Cada um tem um critério diferente para a equação matemática quanto à densidade de palavras-chave que é recompensada com um melhor posicionamento nas buscas.  Existe também um nível diferente de tolerância entre os diferentes mecanismos de busca quanto ao grau de densidade permitida antes de configurar uma penalização.

Qual a melhor densidade de palavras-chave
Não existe um número preciso quanto ao valor da densidade de palavras-chave, haja vista os diversos buscadores terem critérios diferentes de peso e penalização. Entretanto, pode-se estimar que um número razoável deve ficar entre 3 e 5%

Cuidado com os excessos
Keyword stuffing, ou em outras palavras, uma densidade de palavras-chave muito grande é uma técnica de SEO considerada antiética e ocorre quando uma quantidade demasiada de palavras é utilizada no conteúdo ou nas metatags na tentativa de aumentar a relevância da página para aquela palavra-chave. Quanto isto ocorre, os buscadores penalizam a página e há informações que devido a estas tentativas de burlar os algoritmos dos buscadores, o peso deste critério (keyword density) vem sendo diminuído pelos principais mecanismos de busca.

Veja abaixo alguns sites que disponibilizam analisadores de densidade de palavras-chave. Alguns simplesmente varrem todo o site e listam cada palavra com o porcentual em relação ao total. Outros pedem a URL e a palavra a ser analisada. Ambos os métodos fornecem informações interessantes.

http://www.webconfs.com/keyword-density-checker.php
http://tools.seobook.com/general/keyword-density
http://www.keyworddensity.com/
http://www.webuildpages.com/seo-tools/keyword-density

 


Tire Estatísticas, Gere, Imprima, Jogue, Confira e GANHE

Busca no Google