Home Estatísticas para sites

Visual do site

siteground-j15-59
feed image

Template de:
SiteGround web hosting Joomla Templates
Estatísticas para sites

O sucesso de um site ou blog passa inevitavelmente pela análise do comportamento dos seus visitantes, de onde vêm, quantos são, o que procuram, quando vieram, em qual período, horário, quais as páginas mais populares, etc. De posse destas informações, é possível identificar o perfil dos visitantes e lhes oferecer exatamente o que esperam encontrar no seu site e eventualmente fazer correções de rota.

Existem duas informações bastante utilizadas para medir a audiência de um site: o número de pageviews (quantidade de páginas que foram visitadas/carregadas em um período) e o número de usuários únicos. Na minha opinião, o mais importante é a quantidade de usuários únicos que são identificados pelos seus IPs e indica a quantidade de pessoas diferentes que acessaram o seu site. Neste ponto, há que se fazer uma ressalva: muitas vezes um único usuário pode acessar o seu site a partir de diferentes IPs (ou diferentes conexões com a Internet) e ser considerado como vários visitantes também diferentes. Por outro lado, os provedores de Internet utilizam servidores proxy e um único IP. Desta forma todos os visitantes vindos dessse provedor serão considerados para efeitos de estatística um visitante único, mesmo que sejam centenas de pessoas diferentes. Pode-se concluir então que para não deixar margens de dúvidas, é mais correto ao divulgar as estatísticas do seu site, informar a quantidade de pageviews e o número de visitantes únicos.

Para fins de publicidade, a quantidade de pageviews vai determinar o potencial do seu site em veicular por exemplo um banner.

Outra informação bastante importante que pode ser extraída das estatísticas é saber de onde vêm os seus visitantes. Assim, identifica-se quais os sites que enviaram visitantes, quais os serviços de busca que utilizaram (Google, Yahoo, etc.) e nos casos dos buscadores, saber quais as palavras que buscaram para chegar ao seu site. A análise destas palavras possibilitam também saber qual a sua posição nos resultados das buscas, que conteúdo precisa ser melhorado, etc.

Normalmente os servidores de hospedagem de sites oferecem serviços de estatísticas e programas para análise das mesmas. Mesmo a blogs e sites gerados e/ou hospedados gratuitamente são oferecidas estas informações. De qualquer forma, existem inúmeros serviços de estatísticas que são oferecidos gratuitamente na Internet. Veja uma relação abaixo:

Google Analitycs – É excelente e traz informações precisas e importantes principalmente se você utiliza o AdWords. Exige uma conta no Gmail e infelizmente não traz informações em tempo real.

StatCounter – Um dos mais utilizados e o meu preferido

Extreme Tracking - Bastante utilizado

SiteMeter - Muito bom e da mesta forma que o StatCounter, tem também o serviço pago que oferece mais informações e por outros períodos

Reinvigorate - Semelhante ao Google Analytics com estatísticas em tempo real


Woopra - Da mesma forma que o Reinvigorate, mostra estatísticas em tempo real

 

Se ficar sabendo da alteração ou desativação de alguns dos serviços acima ou algum novo serviço, por favor nos informe e compartilhe com outros usuários.

 


Tire Estatísticas, Gere, Imprima, Jogue, Confira e GANHE

Busca no Google