Home Dicas para um site amigável aos buscadores

Visual do site

siteground-j15-59
feed image

Template de:
SiteGround web hosting Joomla Templates
Dicas para um site amigável aos buscadores

Um site amigável aos buscadores como o Google e o Yahoo com conteúdo exclusivo é extremamente importante para ter mais tráfego e de sucesso na internet.  Conteúdo não exclusivo e/ou desorganizado e não relevante, afugentará o seu tráfego de visitantes. Sem tráfego, até mesmo um site bem concebido não produzirá resultados. Como os internautas usam buscadores para encontrar informações, produtos ou serviços que lhe interessam, os proprietários de sites devem tomar medidas necessárias para garantir que o seu site tenha o melhor ranqueamento possível para determinadas palavras ou frases, pelo menos na primeira página de resultados, haja vista mais de 85% das pessoas não passarem da primeira página dos resultados das buscas.

Os melhores sites são aqueles que são simultaneamente atraentes e de fácil utilização. Ao desenvolver um site deve-se ter em mente que o mesmo deve focar prioritariamente o usuário final e não os buscadores. Cada página deve ter conteúdo relevante tanto para os robôs dos buscadores como para o público-alvo.

Veja abaixo uma pequena lista de dicas a serem seguidas para a concepção de novos sites ou otimizar um site existente.

1) Conteúdo: Websites devem ser concebidos com o seu público-alvo em mente com conteúdo exclusivo, que deve ser legível e ter uma boa densidade de palavras-chaves (keyword density) relacionadas com cada página do site. Veja em http://www.keyworddensity.com/free_density_analyzer.html a quantas anda a densidade de palavras de suas páginas.

 2) Navegação: Assegurar que cada página do site tenha uma navegação clara e sem erros como links inexistentes.  É frustrante para os usuários clicarem em algo e encontrar as temidas páginas de erro como “Erro 404 Página não encontrada.” 

3) Título, palavras-chave, Descrição e Meta Tags: A tag Title é extremamente importante tanto para usuários como os spiders dos buscadores. Se isto ainda não foi feito no seu site, certamente você já perdeu ótimas oportunidades para a melhoria no ranking.  As informações nas tags keywords e description influenciam diretamente a maneira como os buscadores enxergam o seu site e como ele vai aparecer nos resultados das buscas.

4) Os spiders dos buscadores não conseguem compreender o texto escrito em imagens e animações.  Por isso, procure evitar animações flash, java objects e conteúdo dinâmico.  Preencha sempre a tab Alt para as imagens. Crie conteúdos alternativos para navegação se o seu site contém menus em flash ou Javascript.

5) Criar sitemaps vai ajudar em muito os buscadores a indexarem o seu site, principalmente no que diz respeito a páginas dinâmicas, ao informarem aos spiders da alteração de conteúdo e sugerindo a eles que reindexem estas páginas.

6) Evite o uso de frames. Como os spiders dos buscadores têm dificuldade em indexar sites usando este recurso e crie conteúdo relevante e navegável ao invés de páginas que são becos sem saída.

Siga as orientações acima e certamente o ranqueamento do seu site irá melhorar em muito nos resultados dos buscadores.

 


Tire Estatísticas, Gere, Imprima, Jogue, Confira e GANHE

Busca no Google