Home Algumas questões sobre SEO - Search Engine Optimization

Visual do site

siteground-j15-59
feed image

Template de:
SiteGround web hosting Joomla Templates
Algumas questões sobre SEO - Search Engine Optimization
Qualquer negócio que utilize um site para efetuar transações comerciais ou para divulgação de alguma atividade, irá se beneficiar de técnicas de otimização de sites. Entretanto, devido às inúmeras opções e suas variantes, isto pode se tornar uma tarefa extremamente confusa e complicada.

Veja abaixo algumas perguntas e respostas para algumas das questões mais comuns:

1. O que é SEO - Search Engine Optimization ?
Os buscadores são as ferramentas que os internautas utilizam para encontrar sites e informações. Os 3 maiores serviços nesta área são o Google, Yahoo e MSN. Existem, no entanto, centenas de outros buscadores, a maioria regionais disponíveis para usuários da Internet. Estes serviços utilizam spiders que são programas que ratreiam a internet para recolher informações e armazená-las em bancos de dados. Estas informações são fornecidas aos usuários usando solicitadas.

A tarefa de compreender o que os spiders dos buscadores estão procurando e colocar estas informações nos lugares corretos em seu site e no formato adequado é a essência da otimização de sites. Em outras palavras, o que os spiders procuram em seu site são palavras-chave no código HTML, em seu conteúdo e links para o seu site.

2. Quão importante é a otimização de sites ?
Podemos responder com outra pergunta: é melhor alguns visitantes que aparecem no seu site sem querer, por acaso, ou centenas de visitantes que vão para o seu site com a intenção de fazer uma compra ou obter a informação que estavam procurando ? Com mais e mais pessoas buscando informações na internet e fazendo compras online, aparecer nas primeiras posições nos resultados dos buscadores pode significar a diferença entre ir à falência ou se tornar um milionário.

3. O que são links de texto ?
Os links são apenas uma das ferramentas que você pode usar para aumentar a otimização do seu site. Quanto melhores e mais relevantes a qualidade dos links, melhor a sua reputação e melhor será o seu ranqueamento junto aos buscadores. Links de texto são links que contêm apenas texto. Os links estão contidos dentro de uma sentença e quando o visitante clicar sobre eles serão levados a uma página diferente.
Excelentes maneiras de gerar links são escrever textos e artigos e publicá-los em blogs, diretórios e outras publicações online, com links para seu site. De maneira viral, se seu texto for relevante e interessante, outros webmasters irão criar links para estes textos e consequentemente para seu site.

4. O que são fábrica de links e troca de links ?
Fábrica de links (link farm) nada mais é do que uma página cm links para outros sites. Mantenha distância desta prática. É importante que os links para seu site sejam relevantes e de qualidade. Isto significa que pouco adianta participar de fábricas de links
e há um grande risco de seu site ser penalizado.
Troca de links (link exchange) é o intercâmbio de links entre sites com a finalidade pura e simples de aumentar o ranqueamento nos resultados dos buscadores. Se a troca for com sites relevantes e de qualidade poderá haver benefícios para ambos, caso contrário também há o risco de penalização.

5. O que é conteúdo duplicado ?
A definição de conteúdo duplicado é páginas diferentes que contêm substancialmente o mesmo conteúdo. Os buscadores certamente irão punir estas páginas. Para evitar conteúdo duplicado não publique o mesmo artigo em vários locais. Existem muitas ferramentas disponíveis na internet para ajudá-lo a re-escrever o seu conteúdo para que ele seja de 30%, 40%, e até 50% diferente mantendo a sua essência. No entanto, a melhor maneira de evitar conteúdo duplicado é simplesmente escrever novos conteúdos.

6. Como encontrar as palavras-chave corretas ?
Há várias maneiras para encontrar as palavras-chave mais adequadas. O primeiro passo é em geral, um pouco de reflexão e listar as palavras-chave que você acha que as pessoas irão usar para encontrar seus produtos ou suas páginas. O próximo passo é determinar as palavras-chave específicas de cada página e o segredo é encontrar as palavras-chave com alta demanda e pouca oferta. Faça testes em páginas de concorrentes bem posicionados nos rankings utilizando inúmeras ferramentas de análise de palavras-chave.

7. Como otimizo minhas páginas ?
Colocar as palavras-chave em bons locais é um bom começo para otimizar suas páginas. Os buscadores procuram nos cabeçalhos, nome do domínio e título do seu site. Obviamente o conteúdo também é analisado e é dada uma importância maior ao primeiro parágrafo.
    
Tente registrar um nome de domínio com a sua palavra-chave primária incluída. Se você incluir a palavra-chave na URL estará indicando aos buscadores sobre o que é o seu site.

A Tag Title é a linha de texto que aparece nas páginas de resultados dos buscadores e atuam como um link para seu site. Este é um elemento fundamental das suas páginas pois descreve rapidamente aos visitantes o que poderá ser encontrado no seu site. Olhando o código fonte da sua página, a tag Title será algo como: <TITLE>Dicas de Otimização de Sites</ TITLE>

Mantenha a tag Title sucinta, descritiva e atualizada e boas palavras-chave pois isto irá ajudar a aumentar a relevância do seu site aos olhos dos buscadores bem como dar aos seus visitantes uma boa idéia do que eles podem esperar do seu site .

8. Tenho que submeter meus sites aos buscadores ?
Se é uma página recente, a resposta é sim. Entretanto se a página já se encontra publicada e com links em outros sites já indexados pelos buscadores, a resposta é não.Os spiders dos buscadores estão sempre por aí na internet fazendo o seu trabalho, recolhendo informações e certamente seu site logo será visitado e indexado. Se no entanto quiser ser listado em diretórios como o DMOZ-Open Directory Project será necessário submeter seu site a cada um deles.

9. O que são spiders ?
Spiders dos buscadores, também chamados crawlers ou robots ou bot são basicamente programas automatizados que escaneiam sites buscando informações para indexar e classificar. São como se fossem pessoas que visitam páginas na internet e as analisam, guardando a informações encontradas em bancos de dados para oferecer nos resultados das buscas.

10. Como o conteúdo ajudará na otimização ?
Conteúdo é uma da melhores ferramentas para melhorar o seu ranking nas buscas. É o lugar onde suas palavras-chave ganharão importância é o que irá incentivar a criação de links para seu site. Lembre-se que ninguém irá criar links para conteúdo sem importância.
 


Tire Estatísticas, Gere, Imprima, Jogue, Confira e GANHE

Busca no Google